Lucro da Nokia recua menos que o esperado no 4º tri

HELSINQUE (Reuters) - O fabricante finlandês de equipamentos de rede Nokia informou que o lucro trimestral caiu menos do que o esperado, ajudado por cortes de custos e pela aquisição da Alcatel-Lucent. A companhia afirmou ainda que o mercado global está começando a se estabilizar.

A Nokia e seus rivais, a sueca Ericsson e a chinesa Huawei, têm enfrentado dificuldades recentes com o atingimento de um pico na demanda de operadores de telecomunicações por equipamentos de banda larga móvel 4G. Enquanto isso, a atualização para a próxima geração de equipamentos 5G ainda está longe de existir.

A Nokia comprou a Alcatel-Lucent no ano passado para ampliar suas operações e atualmente está cortando milhares de empregos para economizar 1,2 bilhão de euros em custos anuais até 2018.

A Nokia disse que embora espere que o mercado global de equipamentos para telecomunicações caia em torno de 2 por cento este ano, vê oportunidades em mercados como América do Norte, Índia e Japão.

"Continuamos esperando que nosso desempenho melhore em 2017 e vemos potencial de expansão da margem em 2017 e além, à medida que as condições do mercado melhorem e nossos programas de transformação de vendas ganhem mais força", disse o presidente-executivo, Rajeev Suri, a jornalistas.

O lucro da Nokia no quarto trimestre, antes de juros e impostos (Ebit), caiu 27 por cento ante o mesmo período do ano anterior, para 940 milhões de euros. O resultado ficou bem acima da média das projeções de analistas, de 788 milhões de euros, segundo pesquisa da Reuters.

As vendas da unidade de redes caiu 14 por cento no trimestre e para este ano a Nokia espera uma margem de entre 8 a 10 por cento.

(Por Jussi Rosendahl e Tuomas Forsell)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos