Portugal fortalece controles contra gripe aviária após caso em ave selvagem

LISBOA (Reuters) - Portugal reforçou controles veterinários na região de Algarve, no sul do país, após detectar um caso isolado de uma espécie altamente contagiosa do vírus da gripe aviária em uma garça-real selvagem, disseram autoridades.

A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária do Ministério da Agricultura informou que o caso foi detectado na semana passada e confirmado em 31 de janeiro, quando baniu comércio de aves em mercados locais e aumentou o nível de alerta para o vírus H5N8 influenza A.

Essa categoria do vírus da gripe é altamente contagiosa em aves, mas não foi encontrada em humanos até o momento, segundo o órgão.

O vírus se espalha pela Europa desde o ano passado, levando a uma grande quantidade de abates de aves em diversos países, enquanto outros tipos de gripe aviária levaram a algumas mortes humanas na China.

Enquanto algumas categorias atualmente apresentam riscos baixos à saúde humana, o número de tipos diferentes e sua presença em diversas partes do mundo ao mesmo tempo aumentam o risco de misturas de vírus e mutações.

(Reportagem de Andrei Khalip)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos