Campeonato Espanhol busca reduzir diferença financeira em relação ao Inglês

MADRI (Reuters) - O Campeonato Espanhol espera reduzir a diferença em relação ao Campeonato Inglês e ficar perto de igualar a força financeira do torneio da Inglaterra até 2020, disse o presidente da federação de futebol espanhola, Javier Tebas, nesta sexta-feira.

O Campeonato Espanhol está prevendo rendimentos totais de 3,32 bilhões de euros (3,58 bilhões de dólares) ao final da atual temporada, um aumento de 1,23 bilhão de euros em relação ao campeonato de 2011-12 e cerca de 270 milhões de euros a mais do que no ano passado.

Apesar de os times espanhóis contarem com muitos dos principais jogadores do mundo, incluindo Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, o campeonato do país permanece em segundo e distante do Inglês quando se trata dos torneios mais lucrativos da Europa.

"Estamos criando uma estratégia de crescimento para competir com os nossos rivais, o Campeonato Inglês de futebol, a Fórmula 1 e a NBA”, afirmou Tebas à imprensa nesta sexta, quando mostrava as projeções desta temporada.

O Real Madrid e o Barcelona, os dois maiores times espanhóis, geram 37 por cento da renda total.

O aumento é principalmente atribuído aos direitos de TV, que foram 1,13 bilhão de euros na temporada de 2015-16, 32 por cento acima do campeonato anterior.

O Campeonato Espanhol prevê um novo aumento, de 23,7 por cento, dos recursos da TV nesta temporada para chegar a um total de 1,4 bilhão de euros.

Os times do Campeonato Inglês geraram um rendimento recorde de 3,4 bilhões de libras (4,25 bilhões de dólares) na temporada de 2014-15, um aumento de três por cento em relação à temporada anterior. A empresa de contabilidade Deloitte projetou que esse número vai crescer em mais de 20 por cento em 2016-17 para mais de 4,3 bilhões de libras.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos