Nova geração de torcedores aumenta público do futebol inglês

Por Brian Oliver

LONDRES (Reuters) - O surgimento de "uma nova geração" de torcedores colocou o futebol inglês na trilha de uma temporada com quebra de recorde de público em 2017.

A média de torcedores nas quatro primeiras divisões da Inglaterra está a caminho de ultrapassar 15 mil pela primeira vez em mais de 50 anos.

O maior crescimento está na segunda divisão, a chamada Championship, na qual a torcida é a maior desde 1954, em grande parte porque muitos clubes grandes estão na divisão nesta temporada.

Outro fator, segundo dirigentes dos clubes, é o número de crianças e jovens atraídos pelos clubes da região onde moram, deixando de apoiar os glamurosos times da primeira divisão inglesa.

No sábado, dois ex-campeões europeus, o Nottingham Forest e Aston Villa, se enfrentam em partida da segunda divisão. Quando se enfrentaram em setembro, foi a primeira vez que dois ex-campeões europeus do mesmo país se enfrentaram fora da primeira divisão.

Dos 24 clubes da segunda divisão inglesa, 15 competiram em competições europeias. O clube de maior torcida entre eles, o Newcastle United, atrai mais de 51 mil torcedores para jogos em casa.

A terceira divisão e a quarta divisão também seguem para aumento em relação à temporada passada.

"Criamos uma nova geração de torcedores de futebol", disse Paul Barber, diretor da segunda divisão e diretor-executivo do Brighton & Hove Albion, um dos favoritos para subir à primeira divisão -- que o time nunca disputou.

A média de público no estádio do clube, inaugurado em 2011, é de mais de 27 mil torcedores.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos