Safras & Mercado estima produção de soja do Brasil em recorde de 107,1 mi t

SÃO PAULO (Reuters) - A produção de soja do Brasil deverá alcançar um recorde de 107,1 milhões de toneladas na safra 2016/17, 10,2 por cento acima do volume colhido na temporada anterior, com o tempo favorável beneficiando as lavouras, segundo estimativa da consultoria Safras & Mercado nesta sexta-feira.

Houve alta de 0,95 por cento na comparação com a projeção anterior, realizada em dezembro, em função principalmente da melhora nas produtividades esperadas para o Centro-Oeste e Sudeste, indicou o analista da Safras & Mercado, Luiz Fernando Roque, em nota.

No Mato Grosso, maior Estado produtor, a safra deverá alcançar 30,06 milhões de toneladas, 9 por cento acima da safra anterior. No Estado do Paraná, a estimativa é para volume de 17,8 milhões de toneladas, alta de 7 por cento.

No Rio Grande do Sul, terceiro produtor nacional, a colheita deve alcançar 16,5 milhões de toneladas, alta de 1 por cento ante a safra 2015/16.

A Safras afirmou ainda que, após a chegada de chuvas em um momento-chave, o temor com a produção do Norte/Nordeste do país dá espaço agora a uma perspectiva de produtividades regulares.

Segundo o analista, o retorno da umidade, principalmente ao oeste baiano, "deve garantir um desenvolvimento razoável das lavouras de soja que estavam começando a sofrer com o estresse hídrico, recuperando as plantas e impedindo grandes perdas".

A Safras manteve a estimativa de área plantada em 33,57 milhões de hectares, um aumento de 1,2 por cento sobre a área cultivada em 2015/16. A produtividade deverá passar de 2.943 quilos para 3.206 quilos por hectare.

(Por Laís Martins)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos