Maioria dos britânicos agora aprovam plano de May para Brexit, diz pesquisa

LONDRES (Reuters) - O governo da primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, tem pela primeira vez a aprovação da maioria da população para sua abordagem da separação da União Europeia, o chamado Brexit, como mostrou uma nova pesquisa nesta segunda-feira.

A proporção do público que endossa os preparativos do governo para o Brexit foi de 53 por cento, disse a empresa de pesquisas ORB, um aumento de 15 pontos percentuais em relação a uma enquete do mês passado do próprio ORB.

A ORB entrevistou 2.058 adultos no Reino Unido entre 3 e 5 de fevereiro. A pesquisa foi realizada online.

May delineou suas prioridades para as negociações em um discurso feito em meados de janeiro. O processo de desligamento de dois anos deve ser iniciado formalmente até março.

Nesta segunda-feira, a premiê alertou os parlamentares para que não obstruam o desejo do povo britânico com uma série de emendas à sua legislação para o Brexit nesta semana, dizendo que quer levar em frente as conversas sobre o rompimento com a UE.

"Nossos parceiros europeus agora querem ir adiante com as negociações, eu idem, e esta Casa idem", disse May ao Parlamento.

"A mensagem está clara para todos, esta Casa se pronunciou e agora não é hora de obstruir os desejos do povo britânico expressos democraticamente. É hora de ir adiante com a separação da União Europeia".

(Reportagem de Alistair Smout)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos