Marrocos ameaça cortar laços com UE se acordo agrícola naufragar

RABAT (Reuters) - O governo do Marrocos disse nesta segunda-feira que vai encerrar a cooperação econômica com a União Europeia se o bloco não honrar um acordo agrícola, semanas após um tribunal da UE determinar que acordos de comércio não se aplicam ao disputado território Saara Ocidental.

Em nota à agência estatal de notícias MAP, o Ministério da Agricultura disse que a UE deveria resistir a quaisquer tentativas de bloquear a entrada de produtos marroquinos no mercado europeu, mas não explicou porque o acordo estaria em risco.

"Na ausência de um compromisso sincero da União Europeia, o Marrocos terá que fazer uma escolha decisiva de continuar com o acordo com a UE ou de desfazê-lo sem olhar para trás, e focar em construir novas rotas comerciais", disse o ministério.

A Corte de Justiça Europeia determinou em dezembro que acordos envolvendo o comércio de produtos agrícolas, produtos agrícolas processados e produtos de pesca entre a UE e o Marrocos não se aplicavam ao Saara Ocidental.

A determinação foi vista como uma vitória pelo grupo Polisário que busca a independência do território Saara Ocidental, que o Marrocos reivindica como seu. No mês passado, o grupo procurou a UE para aplicar a determinação de bloquear o embarque de um carregamento de óleo de peixe do território para um porto francês.

O governo marroquino disse que a determinação da corte europeia não impacta os atuais acordos comerciais de nenhuma forma. O Ministério da Agricultura disse na segunda-feira que os atuais acordos com a UE garantem milhares de empregos e podem desencadear fluxos migratórios caso não sejam implementados.

(Por Aziz El Yaakoubi; texto de Patrick Markey)

((Tradução Redação São Paulo, 5511 56447765))

    REUTERS LM RBS

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos