REPERCUSSÃO-Alexandre de Moraes é indicado por Temer para o STF

(Reuters) - O ministro da Justiça e Segurança Pública, Alexandre de Moraes, foi indicado pelo presidente Michel Temer para o Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira, em substituição ao ministro Teori Zavascki, morto em acidente aéreo no mês passado.

O ministro terá que passar por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, o que não tem data para acontecer. Moraes vai se afastar do cargo por 30 dias, e o secretário-executivo do ministério, José Levi, assumirá a pasta.

SENADOR ROMERO JUCÁ (RR), PRESIDENTE DO PMDB E LÍDER DO GOVERNO NO CONGRESSO:

"É claro que a oposição vai procurar politizar essa indicação, é natural, faz parte do embate político. Mas eu espero que mesmo com esse embate o Senado cumpra o seu dever e a gente possa ao final da sabatina votar conscientemente sobre as condições do indicado para exercer a vaga no Supremo."

SENADOR RONALDO CAIADO (GO), LÍDER DO DEM NO SENADO:

"Acredito que um nome para ser indicado pelo presidente da República deve ter as devidas credenciais para ser sabatinado pelo Senado e poder assumir o cargo na mais alta corte do país. Alexandre de Moraes possui um currículo respeitado que merece ser avaliado pela CCJ do Senado. Vou cumprir meu papel de sabatiná-lo de forma minuciosa e isenta."

SENADOR HUMBERTO COSTA (PE), LÍDER DO PT NO SENADO:

"Como alguém que fracassou na segurança vai ser indicado para o Supremo? O ministro é filiado a um partido político (PSDB) que, inclusive, é alvo de investigação e faz parte do governo Temer, que está completamente comprometido na Lava Jato. Não tem nenhum tipo de isenção para julgar questões importantíssimas para o país.”

SENADOR AÉCIO NEVES (MG), PRESIDENTE DO PSDB:

"O ministro Alexandre de Moraes é um dos mais respeitados constitucionalistas de sua geração. O PSDB cumprimenta o presidente Michel Temer pela escolha e está seguro de que, na sabatina a que será submetido no Senado, o ministro demonstrará mais uma vez seu indiscutível preparo para a função."

(Por Maria Carolina Marcello em Brasília)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos