Ford planeja quase dobrar linha de modelos SUVs nos EUA até 2020

DETROIT (Reuters) - A Ford Motor planeja expandir sua linha de utilitários esportivos e SUVs nos Estados Unidos de sete para 13 modelos até 2020, de acordo com autoridades da empresa e fornecedores, em resposta ao rápido crescimento das vendas.

Pelo menos três dos futuros modelos foram aprovados para produção nos dois últimos anos, disseram as fontes. Desde 2014, a participação de mercado dos utilitários esportivos aumentou de 32,6 por cento para quase 40 por cento do total de automóveis vendidos nos EUA em 2016.

Tal crescimento equivale à produção de mais de três fábricas por ano e está levando outras montadoras, incluindo General Motors e Fiat Chrysler Automobiles, a direcionar mais investimentos para SUVs e caminhonetes, de acordo com executivos do setor.

"Os SUVs são um segmento top de vendas nos Estados Unidos", disse Mark LaNeve, vice-presidente de marketing, vendas e serviços da Ford nos EUA, em comunicado divulgado na noite de segunda-feira. "É por isso que estamos introduzindo cinco novos SUVs nos EUA até 2020", afirmou.

No outono do Hemisfério Norte, a Ford vai lançar uma versão 2018 do seu SUV Expedition, que compete com o Tahoe e o Suburban, da Chevrolet, em um dos segmentos de mercado mais lucrativos na indústria automotiva global. A linha de SUVs da GM domina o setor.

A divisão Ford informou que sua linha atual de quatro modelos SUV, incluindo o Escape, o Edge e o Explorer, será ampliada nos próximos três anos.

A montadora trará aos EUA o compacto EcoSport, que será importado da Índia no começo de 2018, o veículo de médio porte Bronco, a ser produzido no fim de 2019 em Wayne, Michigan, e um crossover compacto movido a bateria que será montado em Flat Rock, Michigan, em 2019.

Autoridades da divisão Ford não deram detalhes sobre outros dois modelos não identificados. Fornecedores afirmaram que os veículos provavelmente serão compactos, um deles baseado na próxima geração do Focus e o outro na do Fiesta.

(Por Paul Lienert)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos