Lucro da GM no quarto trimestre cai por perdas com câmbio

DETROIT (Reuters) - A General Motors divulgou nesta terça-feira queda no lucro líquido no quarto trimestre em parte explicado por perdas de 500 milhões de dólares com o câmbio, e a montadora prevê lucro por ação estável em 2017.

Às 13h34, a ação da montadora norte-americana recuava 4,5 por cento, com investidores preocupados com os maiores estoques da GM nos EUA

A GM disse que o lucro foi pressionado em 2016 porque a montadora lançou vários modelos de automóveis em um momento em que os consumidores estão se afastando de carros para comprar SUVs.

Os estoques de veículos não vendidos em seus revendedores norte-americanos aumentaram em um terço para 845.000 veículos no final de 2016. O diretor financeiro da GM, Chuck Stevens, disse que a empresa acumulou estoques antes de lançamentos de produtos, e pretende reduzir os estoques durante todo o ano.

O lucro líquido da GM no quarto trimestre caiu para 1,8 bilhão de dólares, ou 1,19 dólar por ação, ante 6,3 bilhões de dólares, ou 3,92 dólares por ação, um ano antes.

Excluindo itens extraordinários, a GM lucrou 2,4 bilhões de dólares, ou 1,28 dólar por ação, no último trimestre, 14 por cento abaixo do ano anterior. O resultado ajustado superou as expectativas dos analistas de 1,17 dólar por ação.

A GM previu lucro ajustado por ação para todo o ano de 2017 de 6,00 a 6,50 dólares por ação, ante 6,12 dólares para todo o ano de 2016.

A maior parte do impacto cambial foi causado pelo declínio do valor da libra esterlina após o Reino Unido votar para deixar a União Europeia, disse GM.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos