Indicado para STF, Moraes apresenta credenciais a Eunício e deve visitar demais senadores

BRASÍLIA (Reuters) - O ministro da Justiça licenciado, Alexandre de Moraes, indicado para vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), apresentou suas credenciais nesta quarta-feira ao presidente do Senado Federal, Eunício Oliveira (PMDB-CE).

A visita, primeira de uma série de encontros que Moraes pretende fazer com cada um dos senadores, é praxe de indicados ao STF, que precisam do aval do Senado.

“Eu vim fazer uma primeira visita, apresentar as minhas credenciais, meu currículo, ao presidente do Senado, senador Eunício”, disse Moraes a jornalistas.

“A partir de agora eu vou visitar os 81 senadores, não só os senadores na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), mas todos os senadores porque é constitucionalmente a função do Senado analisar o meu currículo, analisar a minha experiência, para votar a eventual aprovação”, acrescentou.

O indicado precisa ser analisado pela CCJ do Senado, que irá sabatinar o ministro e submeter o nome a uma votação. Depois, a indicação de Moraes ainda precisa do aval do plenário do Senado.

Mas o trâmite da indicação ainda pode sofrer atrasos. A presidência da CCJ, a cargo do PMDB, ainda não foi definida devido a um impasse interno na bancada. Até a noite da terça-feira, três senadores peemedebistas manifestavam o desejo de ocupar o posto.

Mas a senadora Marta Suplicy (PMDB-SP), desistiu da disputa para ficar com a presidência da Comissão de Assuntos Sociais e deixou o páreo para Raimundo Lira (PB) e Edison Lobão (MA).

O PMDB do Senado deve se reunir novamente na tarde desta quarta-feira para discutir que nome será indicado. A intenção de Eunício é instalar a CCJ ainda nesta quarta para que a sabatina de Moraes e a votação no plenário do Senado possam ocorrer até o dia 22 deste mês.

(Reportagem de Maria Carolina Marcello)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos