Reino Unido e França acionam caças para monitorar aeronaves russas perto de seu espaço aéreo

LONDRES/PARIS (Reuters) - O Reino Unido disse nesta quinta-feira que acionou um número não especificado de caças Typhoon para monitorar dois bombardeiros russos Blackjack que voavam nas proximidades de seu espaço aéreo.

O incidente é o exemplo mais recente de aeronaves da Rússia voando perto do Reino Unido, muitas vezes como maneira de testar seu tempo de reação.

"Podemos confirmar que aeronaves Typhoon de alerta de reação rápida da RAF Lossiemouth e da RAF Coningsby decolaram para monitorar dois bombardeiros russos Blackjack enquanto estavam na área de interesse do Reino Unido", disse o porta-voz da Força Aérea Real (RAF, na sigla em inglês) em um comunicado.

Separadamente, a Força Aérea da França disse que dois de seus caças Mirage escoltaram os dois bombardeiros ao longo do litoral francês antes de dar lugar a aviões militares da Espanha.

Uma autoridade francesa disse ter sido a quarta vez que aviões de combate russos foram interceptados na costa do país nos últimos dois anos, um período de tensão entre Moscou e nações do leste europeu devido aos conflitos na Síria e na Ucrânia.

(Por Costas Pitas em Londres e Marine Pennetier em Paris)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos