Estoque de suco de laranja de exportadoras do Brasil cai ao menor nível da história

SÃO PAULO (Reuters) - Os estoques de suco de laranja detidos pelas empresas exportadoras do Brasil atingiram o menor volume da história, informou nesta segunda-feira a CitrusBR.

Em 31 de dezembro de 2016, o volume de estoques de suco de laranja concentrado congelado equivalente a 66° brix (FCOJ equivalente) atingiu 497,4 mil toneladas, queda de 31,8 por cento ante um ano antes. Trata-se do menor volume da série histórica da entidade.

A CitrusBR representa as três grandes indústrias brasileiras que dominam a exportação de suco de laranja do país: Cutrale, Citrosuco e Louis Dreyfus Commodities.

A entidade projetou também que os estoques ao fim da temporada 2016/17, em 30 de junho, deverão cair para 70,3 mil toneladas, retração de 80 por cento ante a mesma data um ano antes. Tal estoque de passagem representa a demanda de três semanas para estas empresas.

"Certamente essa é uma quantidade mínima de suco necessária para que as empresas continuem funcionando. Não há registros de um estoque tão baixo", disse o diretor-executivo da CitrusBR, Ibiapaba Netto, em nota.

(Por Gustavo Bonato e Roberto Samora)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos