Empresas de contêineres firmam acordo com Alibaba que permite reservas online

XANGAI (Reuters) - Duas empresas de transporte por contêineres, a francesa CMA CGM e a israelense Zim, assinaram acordo com a Alibaba que permite aos clientes reservar espaço em seus navios por meio da gigante chinesa de e-commerce.

Companhias de logística vêm buscando alternativas, incluindo compartilhamento de navios ou fusões e aquisições, para passar pelo cenário atual de fraca demanda, com um número crescente delas recorrendo à internet online para impulsionar os negócios.

Em dezembro, a Maersk, maior linha de contêineres do mundo e unidade da dinamarquesa A.P. Moller-Maersk, começou a oferecer serviços de reserva online para transportadores como o OneTouch, da Alibaba.

Empresas de comércio exterior tradicionalmente recorrem a terceiros para reservar espaços em navios de contêiner, mas cada vez mais empresas estão permitindo aos proprietários de cargas reservar diretamente pela internet. Ao mesmo tempo, algumas companhias de e-commerce estão se aventurando em logística para tentar ganhar melhor controle de suas redes de abastecimento.

"O Alibaba.com está aberto a colaborar com empresas de logística que querem se juntar à nossa plataforma, que busca racionalizar o processo logístico para pequenas e médias companhias e capacitá-las a buscar oportunidades de comércio exterior", disse à Reuters uma porta-voz da Alibaba em email na quinta-feira.

A israelense Zim, na qual a Kenon Holdings tem fatia de 32 por cento, começou a permitir aos clientes reservar espaço por meio da plataforma em rotas como Xangai para Índia e Paquistão, ou para África do Sul, conforme anúncios publicados na OneTouch.

A francesa CMA CGM, por sua vez, assinou memorando de entendimento com a Alibaba para começar a cooperar com a OneTouch em rotas como Qingdao para Barcelona ou Ningbo para Veneza, informou em comunicado.

Adquirida pelo Alibaba em 2010, a OneTouch tem como alvo pequenas e médias exportadoras chinesas com serviços online, como autorização alfandegária e logística.

(Por Brenda Goh)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos