Le Pen lidera intenções de votos em primeiro turno da eleição francesa, indica pesquisa

PARIS (Reuters) - A líder da Frente Nacional e candidata presidencial francesa, Marine Le Pen, venceria o primeiro turno da eleição com 25 a 26 por cento dos votos, de acordo com pesquisa de intenção de votos feita pela Cevipof para o jornal Le Monde.

Em reportagem em seu site, o jornal mostra Le Pen com 25 ou 26 por cento, o centrista Emmanuel Macron em segundo, com 20 ou 23 por cento, e o conservador François Fillon em terceiro, com 17,5 ou 18,5 por cento.

Os percentuais mais baixos se referem a um cenário no qual outro candidato do centro, François Bayrou, concorre. Ele ainda não anunciou sua decisão.

A publicação inicial da reportagem não revelava quaisquer intenções de votos no segundo turno, mas os números do primeiro turno levariam a uma disputa entre Le Pen e Macron no segundo turno. Outras pesquisas de opinião indicam vitória de Macron na rodada decisiva de votação.

A pesquisa da Cevipof foi baseada em mais de 15 mil eleitores, mais do que muitas outras pesquisas circulando antes do primeiro turno, em 23 de abril.

A pesquisa foi realizada entre 7 e 12 de fevereiro.

(Reportagem de Andrew Callus)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos