Preço do aço sobe na China por expectativa de demanda; minério de ferro acompanha

MANILA (Reuters) - Os contratos futuros do aço subiram mais de 1 por cento nesta sexta-feira, operando perto da máxima de dois meses, e ampliaram ganhos com expectativas de uma oferta mais apertada e uma retomada da demanda na China com mais investimentos em infraestrutura.

O preço do aço usado na construção civil teve a melhor semana das últimas cinco, com o rali também impulsionando os preços do minério de ferro. Os futuros do minério atingiram esta semana o maior valor desde que os contratos começaram a ser negociados em outubro de 2013.

O contrato mais ativo do vergalhão de aço na bolsa de Xangai fechou em alta de 1,5 por cento, a 3.473 iuanes (506 dólares) por tonelada. O contrato acumulou alta de 5,5 por cento esta semana, após tocar 3.509 iuanes na quinta-feira, maior valor desde 12 de dezembro.

O minério de ferro na bolsa de Dalian subiu 0,4 por cento, para 702 iuanes por tonelada. Na quinta-feira, o contrato tocou máxima de 721 iuanes. Ele acumula alta de 4,7 por cento na semana.

O minério de ferro com entrega imediata no porto de Qingdao, na China, subiu 0,34 por cento, para 90,37 dólares por tonelada, segundo o Metal Bulletin.

(Por Manolo Serapio Jr.)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos