Topo

Temer escolhe deputado Osmar Serraglio como novo ministro da Justiça, diz fonte do Planalto

23/02/2017 14h11

Por Lisandra Paraguassu

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Michel Temer escolheu o deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR) como novo ministro da Justiça, para substituir Alexandre de Moraes, nomeado ao Supremo Tribunal Federal (STF), disse nesta quinta-feira uma fonte do Palácio do Planalto à Reuters.

O anúncio oficial pode ser feito ainda nesta quinta-feira.

Temer chegou a convidar Carlos Velloso para o cargo, mas o ex-ministro do STF recusou o convite na última sexta-feira, alegando compromissos "de natureza profissional e, sobretudo, éticos".

O plano inicial de Temer era ver Velloso encabeçando o ministério e um outro nome, mais ligado à segurança pública, a frente desta área, em uma secretaria reforçada.

Com a escolha de Serraglio, a opção por um nome iminentemente técnico foi deixada de lado para atender aos pleitos da bancada do PMDB da Câmara.

Relator da CPI dos Correios, uma das que que investigou o escândalo do mensalão no primeiro governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Serraglio presidiu a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara no ano passado quando o colegiado analisou, e rejeitou, recursos do então deputado Eduardo Cunha que tentavam prolongar ainda mais o processo de cassação do parlamentar.

A alçada de Serraglio ao comando da CCJ, no entanto, contou com o apoio de Cunha, que ainda era presidente da Câmara, e foi vista como uma manobra para proteger o peemedebista, que já enfrentava o processo de cassação.

Serraglio se filiou ao então MDB em 1978 --o partido alterou o nome com a reforma partidária no início da década de 1980--, onde permanece até hoje.

Eleito deputado federal pela primeira vez em 1998, está em seu quinto mandato. Advogado, foi assessor jurídico de diversas prefeituras, além de professor universitário.