Novo decreto de Trump sobre viagens é esperado para os próximos dias, diz vice-presidente

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, planeja finalizar nos próximos dias um novo decreto limitando viagens aos EUA, disse o vice-presidente Mike Pence nesta quarta-feira, após tribunais federais suspenderem o banimento de viagens imposto anteriormente pelo governo.

Uma fonte da Casa Branca havia dito que o novo decreto deveria ser anunciado nesta quarta-feira.

Mais de uma dezena de processos foram abertos em tribunais norte-americanos contra o banimento de viagens imposto em 27 de janeiro, que barrava temporariamente a entrada nos EUA de pessoas do Irã, Iraque, Líbia, Somália, Sudão, Síria e Iêmen, além de determinar uma pausa no programa norte-americano de refugiados.

"Estão colocando os toques finais neste decreto presidencial. Ele deve estar pronto nos próximos dias", disse o vice-presidente ao programa "This Morning", da rede CBS.

O decreto original gerou caos em aeroportos, à medida que pessoas, incluindo residentes legais, foram temporariamente bloqueadas de entrar no país e agências federais tentaram interpretar as novas diretrizes.

O governo informou que é provável que a nova diretriz exclua residentes permanentes legais, tornando mais difícil que oponentes desafiem o banimento.

Pence não deu mais detalhes sobre a diretriz revisada.

A agência Associated Press, citando autoridades norte-americanas não identificadas, relatou na terça-feira que o novo decreto deve remover o Iraque da lista de países cujos cidadãos devem enfrentar banimento temporário.

(Reportagem de Susan Heavey)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos