Trump irá participar de cúpula da Otan em Bruxelas em 25 de maio, diz Casa Branca

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, irá comparecer à reunião de cúpula de líderes de países da Otan em 25 de maio em Bruxelas, informou a Casa Branca na terça-feira.

A presença de Trump dará ao presidente dos EUA a oportunidade de fazer pressão em sua campanha para que os membros da Otan ampliem seus gastos com defesa para ajudar a dividir os custos da aliança militar.

Trump tem deixado nervosos aliados-chave dos EUA na Europa com suas demandas por aumentos individuais nos gastos com defesa e por suas conversas sobre estabelecer uma aliança com a Rússia para enfrentar militantes do Estado Islâmico.

"O presidente está animado para o encontro com seus colegas da Otan para reafirmar nosso forte compromisso com a Otan, e para discutir questões fundamentais para a aliança, especialmente o compartilhamento de responsabilidades dos aliados e o papel da Otan na luta contra o terrorismo", disse a Casa Branca em comunicado.

Trump receberá o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, na Casa Branca em 12 de abril para discutir "como fortalecer a aliança para lidar os desafios à segurança nacional e internacional", acrescentou o comunicado.

(Reportagem de Steve Holland)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos