Topo

Bebê de quatro dias é resgatada no Mediterrâneo por navio humanitário

A nigeriana Mariam Ohene segura sua bebê 32 horas após ambas serem resgatadas no mar Mediterrâneo - Yannis Behrakis/Reuters
A nigeriana Mariam Ohene segura sua bebê 32 horas após ambas serem resgatadas no mar Mediterrâneo Imagem: Yannis Behrakis/Reuters

Em Roma

02/04/2017 10h51

Uma bebê de quatro dias foi uma dos 480 refugiados resgatados por navios humanitários no sábado (1º) durante missões de busca e resgate no mar Mediterrâneo.

A bebê estava viajando em um dos dois botes de borracha que carregavam mais de 200 imigrantes das África do Norte e Central, Sri Lanka e Iêmen e naufragaram 22 milhas náuticas ao norte da cidade de Sabratha, na Líbia, o ponto de partida mais usado por atravessadores de pessoas na Líbia.

A operação foi conduzida pela ONG espanhola Proactiva Braços Abertos e durou três horas. Os imigrantes foram transferidos para a ex-traineira de pesca Golfo Azzurro, que deve chegar à cidade portuária de Augusta, na Sicília, na tarde deste domingo.

Os outros imigrantes resgatados, que estavam a bordo de outros dois botes de borracha, foram resgatados pela equipe do navio de suprimentos Vos Prudence, disse um porta-voz da Guarda Costeira à Reuters.

Estes imigrantes devem chegar à Itália na segunda-feira, mas o destino ainda é desconhecido, acrescentou a Guarda Costeira.

"Uma semana atrás eu recolhi um corpo do Mediterrâneo pela primeira vez, e (sábado) eu carreguei uma nova vida", disse à Reuters Daniel Calvelo, de 26 anos, que transferiu o bebê do bote para o barco de  resgate.

A mãe da bebê, uma nigeriana de 29 anos, e seu marido, um trabalhador de 34 anos de Gana, também foram resgatados. Eles viveram na Líbia por dois anos e decidiram partir para a Europa após terem o bebê.