Bebê de quatro dias é resgatada no Mediterrâneo por navio humanitário

Em Roma

  • Yannis Behrakis/Reuters

    A nigeriana Mariam Ohene segura sua bebê 32 horas após ambas serem resgatadas no mar Mediterrâneo

    A nigeriana Mariam Ohene segura sua bebê 32 horas após ambas serem resgatadas no mar Mediterrâneo

Uma bebê de quatro dias foi uma dos 480 refugiados resgatados por navios humanitários no sábado (1º) durante missões de busca e resgate no mar Mediterrâneo.

A bebê estava viajando em um dos dois botes de borracha que carregavam mais de 200 imigrantes das África do Norte e Central, Sri Lanka e Iêmen e naufragaram 22 milhas náuticas ao norte da cidade de Sabratha, na Líbia, o ponto de partida mais usado por atravessadores de pessoas na Líbia.

A operação foi conduzida pela ONG espanhola Proactiva Braços Abertos e durou três horas. Os imigrantes foram transferidos para a ex-traineira de pesca Golfo Azzurro, que deve chegar à cidade portuária de Augusta, na Sicília, na tarde deste domingo.

Os outros imigrantes resgatados, que estavam a bordo de outros dois botes de borracha, foram resgatados pela equipe do navio de suprimentos Vos Prudence, disse um porta-voz da Guarda Costeira à Reuters.

Estes imigrantes devem chegar à Itália na segunda-feira, mas o destino ainda é desconhecido, acrescentou a Guarda Costeira.

"Uma semana atrás eu recolhi um corpo do Mediterrâneo pela primeira vez, e (sábado) eu carreguei uma nova vida", disse à Reuters Daniel Calvelo, de 26 anos, que transferiu o bebê do bote para o barco de  resgate.

A mãe da bebê, uma nigeriana de 29 anos, e seu marido, um trabalhador de 34 anos de Gana, também foram resgatados. Eles viveram na Líbia por dois anos e decidiram partir para a Europa após terem o bebê.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos