Topo

Macron mantém liderança em campanha presidencial acirrada na França

Candidato na eleição presidencial da França Emmanuel Macron - Eric Feferberg/AFP Photo
Candidato na eleição presidencial da França Emmanuel Macron Imagem: Eric Feferberg/AFP Photo

Sarah White e Sudip Kar-Gupta

Em Paris

19/04/2017 08h42

O candidato de centro Emmanuel Macron continua à frente na disputa da eleição presidencial da França, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira. O levantamento mostra que o primeiro turno da votação do próximo fim de semana está acirrado demais para permitir previsões.

Quatro candidatos têm chances de ir ao segundo turno, que será realizado duas semanas depois da votação de domingo. A primeira etapa da eleição pode trazer surpresas de última hora, dado que o nível de abstenção previsto e o grau de indecisão são altos.

A tumultuada campanha eleitoral francesa, marcada por resultados inesperados nas duas primárias partidárias mais importantes, pela queda de favoritos iniciais à Presidência e pela ascensão do movimento político independente de Macron, tornou-se cada vez mais tensa à medida que a distância entre os candidatos encolhe.

As apostas são altas para os investidores, já que existem dois concorrentes anti-União Europeia e antieuro entre os quatro.

Macron e a líder de extrema-direita Marine Le Pen perderam fôlego na véspera da votação de domingo, mas ainda se espera que disputem a rodada decisiva de 7 de maio, que o independente deve vencer, de acordo com uma pesquisa Cevipof feita para o jornal Le Monde.

O levantamento é um dos mais abrangentes de uma série de enquetes concorrentes publicadas diariamente.

Le Pen, que na última semana insistiu em sua mensagem central de combater a imigração, caiu 2,5 pontos percentuais e tem 22,5 por cento das intenções de voto na comparação com o início de abril, e Macron recuou 2 pontos percentuais e hoje tem 23 por cento das intenções para o primeiro turno, disse o instituto Cevipof.

Jean-Luc Mélenchon, político de extrema-esquerda que cresceu nas últimas semanas, tem 19 por cento das intenções de votos, segundo a pesquisa, e o líder conservador François Fillon, que se recupera de um escândalo de nepotismo, 19,5 por cento.

A abstenção, um fator crucial que aumenta a incerteza com o desfecho do primeiro turno, pode chegar a 28 por cento, de acordo com o Cevipof.

Em linhas gerais os números do Cevipof se harmonizam com tendências recentes de pesquisas que mostram uma corrida extremamente disputada.

Saiba como funcionam as eleições presidenciais na França

AFP