Príncipe Philip vai se aposentar de compromissos da realeza britânica

Por Michael Holden

LONDRES (Reuters) - O príncipe Philip, o marido de 95 anos da rainha Elizabeth do Reino Unido, vai se aposentar de compromissos reais ainda neste ano, informou o Palácio de Buckingham nesta quinta-feira.

O príncipe, também conhecido como duque de Edimburgo, decidiu se afastar de obrigações públicas a partir do fim de setembro, disse o Palácio em comunicado. Ele está ao lado da esposa durante os 65 anos dela no trono.

"O príncipe Philip vai comparecer a compromissos já agendados entre agora e agosto, tanto individualmente como acompanhando a rainha", segundo o comunicado.

"Depois desse período, o duque não vai mais aceitar novos convites para visitas ou compromissos, embora ele possa escolher comparecer a alguns eventos públicos periodicamente".

A rainha, a monarca viva com o reinado mais longo do mundo que celebrou seu aniversário de 91 anos em abril, vai continuar a comparecer a um programa completo de compromissos oficiais, acrescentou.

O anúncio foi feito após uma reunião com altos funcionários reais no Palácio de Buckingham, o que instigou especulações sobre a saúde dos membros da realeza.

Entretanto, uma fonte disse que não há motivos para preocupação com a saúde da rainha ou de Philip, que fará 96 anos no próximo mês.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos