Topo

Presidente da China diz a Macron que vai apoiar Acordo do Clima de Paris

09/05/2017 12h44

PEQUIM (Reuters) - O presidente da China, Xi Jinping, disse ao presidente eleito da França, Emmanuel Macron, durante telefonema nesta terça-feira, que vai apoiar o acordo de Paris para reduzir as mudanças climáticas no mundo.

A China, a maior emissora de gases estufa do mundo, e a França devem "proteger as conquistas da governança global contidas no Acordo de Paris sobre mudanças climáticas", disse Xi a Macron, segundo o Ministério de Relações Exteriores da China.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem expressado ceticismo sobre o acordo e ameaçou abandoná-lo. Uma reunião com assessores do presidente norte-americano marcada para esta terça-feira foi adiada devido a conflitos de agenda, disse uma autoridade da Casa Branca.

Muitas nações querem que Trump continue no acordo, que tem como objetivo controlar as crescentes temperaturas do mundo, usando fontes de energia mais limpas, como o vento e o sol, mesmo que o presidente planeje apoiar a indústria de carvão dos Estados Unidos.

Macron disse a Trump, em um telefonema, na segunda-feira que ele também vai buscar defender o acordo de mudança climática feito em Paris em 2015.

A China tem reafirmado consistentemente seu comprometimento com o acordo de Paris. A mudança climática era vista amplamente como um dos únicos pontos positivos de cooperação entre Pequim e o governo anterior norte-americano, de Barack Obama.

Representantes de aproximadamente 200 países que participam do acordo vão se encontrar em Bonn de 8 a 18 de maio para discutir aspectos técnicos da implementação do tratado.

(Reportagem de Philip Wen)