Governo britânico reconhece estar no escuro sobre responsáveis por ataque cibernético

LONDRES (Reuters) - O governo britânico ainda não sabe quem estava por trás dos ataques cibernéticos globais de sexta-feira que perturbaram o sistema de saúde do país, disse a ministra do Interior, Amber Ruud, neste sábado.

"Não podemos dizer quem está por trás dos ataques. Este trabalho ainda está em andamento", disse a ministra à rádio BBC.

Segundo ela, o Centro Nacional de Segurança Cibernética está trabalhando com o serviço de saúde do país para garantir que o ataque fosse contido, enquanto a Agência Nacional de Crimes trabalhava para encontrar os responsáveis pelo ataque. 

Ruud afirmou que o governo não sabe se o ataque foi direcionado por um governo estrangeiro. 

Na sexta-feira, hackers enganaram suas vítimas, fazendo-as abrir anexos maliciosos em e-mails de spam que pareciam conter pagamentos, ofertas de emprego, avisos de segurança e outros arquivos legítimos. Quase 100 países foram impactados. 

Ruud disse que o ataque não foi especificamente direcionado ao serviço de saúde do Reino Unido.

"(O vírus) parece aleatório em relação ao seu destino e onde ele foi aberto", disse.

Apesar de 45 organizações de saúde na Inglaterra e na Escócia terem sido afetadas pelo programa malicioso, nenhum dado de pacientes foi acessado ou transferido, disse Ruud. 

A ministra disse que lições podem ser tomadas a partir do ataque. "Há lições a serem aprendidas. Por que certas regiões foram mais afetadas que outras? Tem a ver com o programa? Tem a ver com melhor tecnologia de informação?".

Paralelamente, no sábado, chefes financeiros do grupo dos sete países mais ricos comprometeram-se a juntar forças para enfrentar a crescente ameaça de ataques cibernéticos internacionais, de acordo com um comunicado de uma reunião que está sendo realizada em Bari, na Itália.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos