Homens armados atacam TV estatal no Afeganistão; Estado Islâmico reivindica responsabilidade

JALALABAD/CAIRO (Reuters) - Homens armados atacaram o prédio da televisão estatal do Afeganistão na cidade de Jalalabad nesta quarta-feira e se envolveram em um conflito armado com as forças de segurança, disse o porta-voz do governador da província.

"Nós podemos confirmar que vários insurgentes entraram no prédio", disse Attaullah Khughyani. "Quem eles são, e qual é o alvo deles, ainda não está claro".

O Estado Islâmico reivindicou responsabilidade pelo ataque por meio de sua agência de notícias, a Amaq, afirmando que seus militantes estavam dentro do prédio da televisão nesta quarta-feira.

Segundo o porta-voz Khughyani, o ataque aparentemente envolvia ao menos três invasores, dois dos quais se explodiram, enquanto ao menos um ainda estava lutando.

Barulhos altos de tiros podiam ser ouvidos ao redor do prédio da RTA, a emissora nacional do Afeganistão, localizada perto do complexo do governador provincial.

Jalalabad é a capital de Nangarhar, província na fronteira com o Paquistão, onde militantes do Estado Islâmico estabeleceram um reduto, mas onde também há uma forte presença do Taliban.

Insurgentes lutando para derrubar o governo de Cabul apoiado por países do Ocidente conduziram uma série de grandes ataques esse ano, tendo com alvos o maior hospital militar do Afeganistão e uma base militar na cidade de Mazar-i-Sharif.

(Reportagem de Rafiq Shirzad e Mohamed el Sharif)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos