Dois astronautas deixam a estação espacial internacional para reparar computador quebrado

Por Irene Klotz

CABO CANAVERAL, Flórida (Reuters) - Dois astronautas norte-americanos saíram nesta terça-feira da Estação Espacial Internacional para uma caminhada espacial planejada e que teve como objetivo substituir um computador que falhou no sábado, informou a Administração Nacional de Aeronáutica e do Espaço dos Estados Unidos.

A comandante da estação, Peggy Whitson, e o engenheiro de voo Jack Fischer partiram às 8h30 da manhã (horário de Brasília), enquanto o posto avançado orbitava a 400 quilômetros do Mar das Filipinas, ao sul de Tóquio.

Whitson se dirigiu para a estrutura central da parte externa da estação onde o computador quebrado está localizado.

O computador de 23 quilos, que é aproximadamente do tamanho de um forno de microondas, é um dos dois equipamentos de controle de painéis de energia solar, loops de refrigeração, radiadores e engrenagem robótica no lado dos EUA da estação.

A perda de um dos computadores no sábado não afetou as operações da estação ou representou risco para a tripulação, mas a Nasa queria restaurar o backup o mais rápido possível, segundo o porta-voz da missão, Rob Navias.

Enquanto Whitson substituiu o computador quebrado, Fischer instalou um par de antenas de comunicação sem fio no exterior do laboratório do US Destiny, um dos três módulos de pesquisa a bordo da estação de 100 bilhões de dólares, um projeto de 15 nações.

A caminhada espacial, programada para durar apenas duas horas e meia, levará Whitson, uma veterana com 10 saídas anteriores, para o terceiro lugar na lista dos astronautas com mais experiências em caminhadas no espaço, atrás do cosmonauta russo Anatoly Solovyev e de Mike Lopez-Alegria, da Nasa.

Whitson e Shane Kimbrough, ex-engenheiro de voo da estação, instalaram o computador que falhou durante uma caminhada espacial em 30 de março.

"Ainda não sabemos qual é o problema", disse o porta-voz da Nasa, Dan Huot, por e-mail. "Provavelmente não saberemos o que causou a falha, até que alguém consiga diagnosticá-lo.”

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos