Cientistas detectam pela terceira vez ondas gravitacionais previstas por Einstein

Por Irene Klotz

(Reuters) - Cientistas detectaram pela terceira vez ondulações no espaço causadas por buracos negros que se chocaram a bilhões de anos-luz da Terra, uma descoberta que confirma uma nova técnica de observação de eventos cataclísmicos no universo, como revelou uma pesquisa publicada nesta quinta-feira.

Estas vibrações, conhecidas como ondas gravitacionais, foram previstas por Albert Einstein mais de 100 anos atrás e foram detectadas pela primeira vez em setembro de 2015. Elas são desencadeadas por objetos celestiais gigantescos que se chocam e se fundem, provocando ondulações no espaço e no tempo.

A detecção mais recente ocorreu em 4 de janeiro de 2017. Fachos de laser gêmeos usados nos Estados norte-americanos de Louisiana e Washington captaram as vibrações sutis de dois buracos negros que eram respectivamente 20 e 30 vezes mais maciços que o sol antes de eles girarem na direção um do outro e se fundirem em um buraco negro maior.

A descoberta representa um divisor de águas no campo nascente da astronomia de ondas gravitacionais, que cientistas estão desenvolvendo para aprender mais sobre como o universo foi formado. A primeira detecção de ondas gravitacionais causou sensação no meio científico.

"Realmente estamos indo da novidade para uma nova ciência observacional", disse David Shoemaker, astrofísico do Instituto de Tecnologia de Massachusetts.

Uma equipe de mais de mil cientistas publicou suas descobertas na edição desta semana do periódico científico Physical Review Letters.

Comparando a forma das ondas com modelos de computador, os cientistas confirmaram que a colisão aconteceu a cerca de 3 bilhões de anos-luz da Terra, duas vezes mais longe do que as detecções anteriores.

(Por Irene Klotz no Cabo Canaveral, Flórida)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos