Trump irá anunciar decisão sobre acordo global do clima nesta 5ª-feira

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, irá anunciar nesta quinta-feira se mantém ou não o país no acordo global de combate às mudanças climáticas, disse uma fonte a par do assunto, acrescentando que o presidente se prepara para romper com o Acordo de Paris.

Na noite de quarta-feira Trump disse em um tuíte que fará o anúncio às 16h (horário de Brasília) desta quinta-feira no Jardim Rosa da Casa Branca.

A saída dos Estados Unidos aprofundaria um atrito com aliados dos EUA e colocaria o país ao lado de Síria e Nicarágua como as únicas nações do mundo a não participarem do acordo histórico de 195 países firmado em Paris em 2015.

Cientistas disseram que a saída dos EUA pode acelerar os efeitos da mudança climática global, provocando ondas de calor, enchentes, secas e tempestades violentas mais frequentes.

Durante a campanha presidencial de 2016 Trump repudiou o acordo, dizendo que custaria trilhões de dólares aos EUA sem nenhum benefício tangível.

À época o republicano prometeu "cancelar" o acordo de Paris até 100 dias depois de tomar posse, em 20 de janeiro, como parte de um esforço para fortalecer as indústrias norte-americanas de petróleo e carvão.

Mas desde que assumiu o presidente vem sendo pressionado por conselheiros, aliados próximos, CEOs, democratas e até alguns colegas republicanos para manter o país no acordo, o que o fez repensar e adiar sua decisão.

(Por Valeria Volcovici, Timothy Gardner, Jeff Mason e Roberta Rampton)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos