Forças do comando do leste da Líbia tomam base aérea no deserto e avançam para oeste

BENGHAZI (Reuters) - Forças da Líbia leais ao comandante baseado no leste, Khalifa Haftar, afirmaram neste sábado terem assumido o controle de uma base militar estratégica em Jufra, depois da retirada de facções rivais.

A ação consolidou o controle do Exército Nacional da Líbia (LNA), de Haftar, sobre as regiões centrais dos desertos de Jufra e Sabha, onde eles recentemente assumiram o controle de cidades e bases. 

Pode também ser um passo chave no objetivo do LNA de se aproximar da capital Trípoli.

Na sexta-feira, depois que o LNA entrou em cidades ao sul da base militar de Jufra, seu porta-voz afirmou que as forças irão gradualmente se locomover em direção a Bani Walid, aproximadamente 350 quilômetros ao noroeste de Jufra. 

Jufra está a pouco mais de 500 kms no sudoeste de Benghazi e mais ou menos à mesma distância ao sudeste de Trípoli.

O LNA está alinhado com o parlamento e o governo baseados no leste da Líbia, que rejeitaram a administração apoiada pela ONU, em Tripoli.

Haftar reuniu-se com o chefe do Governo do Acordo Nacional (GNA), apoiado pela ONU, um mês atrás, em Abu Dhabi, tentando acalmar as tensões no sul e produzir esperanças de um acordo político para estabilizar o país.

Mas, duas semanas depois, a violência aumentou em Jufra e Sabha, após dúzias de soldados leais ao LNA terem sido mortos em um ataque à base aérea de Brak Al-Shati, próxima a Sabha. 

(por Ayman al-Warfalli)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos