Forças sírias apoiadas pelos EUA retomam do EI barragem próxima a Raqqa

BEIRUTE (Reuters) - Milícias sírias apoiadas pelos Estados Unidos disseram que reconquistaram do Estado Islâmico uma enorme barragem no rio Eufrates, sua mais recente vitória enquanto se encaminham para a cidade de Raqqa.

As Forças Democráticas Sírias, uma aliança de combatentes curdos e árabes, disseram que capturaram a barragem de Baath pela manhã e a renomearam como Represa da Liberdade.

A instalação hidroelétrica está 22 km acima de Raqqa, onde as operações do Estado Islâmico na Síria estão baseadas.

O porta-voz da milícia curda YPG, principal componente das FDS, disse que os combatentes estavam vistoriando vilarejos próximos em busca de minas e estabelecendo suas linhas de defesa.

"A barragem foi completamente liberada", disse Nouri Mahmoud.

O avanço significa que as FDS agora controlam as três maiores represas ao longo do Eufrates, após terem conquistado a maior barragem da Síria no mês passado.

Com ataques aéreos e forças especiais da coalizão liderada pelos EUA, as FDS estão cercando Raqqa, cidade que o Estado Islâmico tem usado como centro para planejar ataques no exterior.

O Estado Islâmico diz que controla faixas do deserto leste da Síria, que faz fronteira com o Iraque, e a maior parte da província de Deir al-Zor, que seria seu maior domínio na Síria após a perda de Raqqa.

(Por Ellen Francis)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos