Topo

Trump vai indicar ex-procurador-geral assistente de Bush como diretor do FBI

07/06/2017 10h42

Por Julia Edwards Ainsley

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quarta-feira que pretende indicar Christopher Wray, ex-procurador-geral assistente do ex-presidente George W. Bush hoje na iniciativa privada, como diretor do FBI.

"Vou indicar Christopher A. Wray, um homem de credenciais impecáveis, para ser o novo Diretor do FBI. Detalhes a seguir", escreveu Trump em uma publicação no Twitter.

O Senado dos EUA precisa aprovar a escolha presidencial para substituir o ex-diretor da Polícia Federal, James Comey, que Trump demitiu no mês passado em meio a uma investigação do FBI sobre uma suposta interferência da Rússia na eleição norte-americana.

O anúncio de Trump aconteceu um dia antes de Comey testemunhar diante do Comitê de Inteligência do Senado a respeito da suposta ingerência de Moscou e quaisquer elos em potencial com a campanha de Trump ou associados.

Na semana passada o presidente se reuniu com candidatos para a direção do FBI, entre eles Wray, de acordo com o porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer.

Atualmente Wray trabalha nos escritórios de Washington e Atlanta da firma de advocacia King & Spalding, onde trata de vários casos de crime de colarinho branco e cumprimento de regulamentações, segundo a empresa.

Ele atuou como procurador-geral assistente da divisão criminal do Departamento de Justiça entre 2003 e 2005, analisando escândalos de fraude corporativa e casos envolvendo os mercados financeiros dos EUA, de acordo com a biografia disponível no site da King & Spalding.

Muitos parlamentares disseram que Trump deveria escolher um profissional de carreira do cumprimento da lei.

Um ex-agente do FBI questionou se Wray tem experiência gerencial suficiente para comandar uma agência com mais de 35 mil pessoas, levando em conta o tamanho pequeno da divisão que controlava no Departamento de Justiça.

(Reportagem adicional de Susan Heavey e Doina Chiacu)