Líder de partido da Irlanda do Norte DUP diz que apoiará programa legislativo de May

LONDRES (Reuters) - A líder do partido da Irlanda do Norte que está em negociações para apoiar o governo da primeira-ministra britânica, Theresa May, disse à BBC que os parlamentares de seu partido apoiarão o programa legislativo da premiê na próxima semana.

Arlene Foster disse que é "correto e adequado" que seu Partido Unionista Democrático (DUP) vote em apoio ao Discurso da Rainha que May fará na próxima semana. Arlene também disse que as conversas em andamento com o partido de May incluíram impostos corporativos e o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

O Reino Unido se comprometeu a delegar os poderes de determinar impostos corporativos para a Irlanda do Norte assim que Belfast demonstrar que suas finanças estão estáveis. O executivo da Irlanda do Norte, atualmente no limbo, tinha se comprometido a estabelecer uma taxa de 12,5 por cento, correspondente a da República da Irlanda, em abril de 2018.

Uma fonte próxima do partido disse no sábado que o acordo entre o DUP e o Partido Conservador, de May, deve passar longe de questões sociais como o aborto e direitos dos homossexuais e, ao invés disso, focar em financiamento adicional para a província britânica.

(Reportagem de Kate Holton)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos