Polícia prende 6 suspeitos em Espanha, Reino Unido e Alemanha por ligações com Estado Islâmico

MADRI (Reuters) - Seis pessoas foram presas na Espanha, no Reino Unido e na Alemanha acusadas de terem ligações com o grupo militante Estado Islâmico e de doutrinar e radicalizar potenciais membros do grupo radical, informou o Ministério do Interior espanhol nesta quarta-feira.

As prisões, organizadas pela polícia espanhola em cooperação com as polícias da Alemanha e do Reino Unido, detiveram quatro pessoas em Palma de Mallorca, uma no Reino Unido e uma na Alemanha, disse o ministério.

As forças policiais dos três países cooperaram utilizando agências da União Europeia criadas para ajudar a compartilhar informações relacionadas ao combate de crimes entre Estados membros -- Europol, Eurojust e Sirene, afirmou o Ministério.

Os presos divulgaram vídeos de conteúdo violento e organizaram encontros secretos semanais para recrutar jovens para viajar para zonas de conflito e lutar.

A investigação policial começou em 2015 após a descoberta de um site com uma série de vídeos mostrando a doutrinação, captura e viagem para a Síria de um jovem muçulmano residente na Espanha.

O produtor dos filmes foi preso no Reino Unido como parte da operação. Ele já estava sob vigilância por diversos países europeus, disse o Ministério. O homem preso na Alemanha teve contato com os outros e ajudou nos vídeos de recrutamento feitos pelo grupo.

(Reportagem de Paul Day)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos