Premiê britânica May enfrenta teste em votação do programa de governo
LONDRES (Reuters) - A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, enfrentará um grande teste nesta quinta-feira que irá mostrar se terá apoio parlamentar suficiente para governar, quando seu plano legislativo irá a votação no Parlamento em meio a tentativas da oposição de desgastar os aliados do governo.
A aposta fracassada de May na eleição antecipada de 8 de junho custou ao Partido Conservador sua maioria parlamentar, o que levou a premiê a fechar um acordo com um pequeno partido da Irlanda do Norte para garantir os votos suficientes para aprovar leis no Parlamento.
May tem uma vantagem de 13 votos sobre a oposição entre as 650 cadeiras do Parlamento graças ao apoio do Partido Democrático Unionista (DUP), e venceu uma votação na quarta-feira com o placar de 323 votos contra 309.
Mas o oposicionista Partido Trabalhista, liderado por Jeremy Corbyn, propôs emendas que podem por à prova a lealdade dos apoiadores da premiê.
O debate sobre a agenda legislativa de May, conhecida como o Discurso da Rainha, irá durar o dia todo. A discussão irá se concentrar na economia e nos empregos.
Opositores apresentaram emendas pedindo medidas de proteção ambiental antes da desfiliação britânica da União Europeia, o chamado Brexit, e a desistência do chamado "Brexit duro" para manter a filiação ao mercado comum.
Entre as outras exigências estão o fim dos cortes de gastos públicos e a disponibilização de abortos gratuitos no sistema de saúde pública para mulheres da Irlanda do Norte em viagem à Inglaterra.
(Por Guy Faulconbridge)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.