Estados se recusam a entregar informações sobre eleitores para comissão criada por Trump

Por Chris Kenning

CHICAGO (Reuters) - Um crescente número de Estados norte-americanos se recusou nesta sexta-feira a divulgar nomes, endereços e informações pessoais sensíveis de eleitores para uma comissão criada pelo presidente Donald Trump para investigar suposta fraude eleitoral, dizendo que a demanda é desnecessária e viola a privacidade.

“Esta comissão foi formada para tentar encontrar bases para a mentira que o presidente Trump apresentou e que não tem fundamento”, disse a secretária de Estado de Kentucky, Alison Lundergan Grimes, em entrevista à Reuters.

O republicano Trump fez acusações não fundamentadas de que milhões de pessoas votaram ilegalmente em sua rival na eleição de 2016, a democrata Hillary Clinton. Ele estabeleceu o painel por decreto presidencial em maio apesar de evidências que uma eventual fraude eleitoral não era ampla.

A Comissão Presidencial de Aconselhamento sobre Integridade Eleitoral, criada por Trump, enviou uma carta a todos os 50 Estados na quarta-feira pedindo que entregassem informações sobre eleitores, incluindo nomes, os quatro últimos dígitos do número de seguro social, endereços, locais de nascimento, afiliações políticas, condenações criminais e históricos de votos.

O pedido do vice-presidente da comissão, Kris Kobach, causou reação na Virgínia, Kentucky, Califórnia, Nova York, Massachusetts e em outros Estados, onde autoridades eleitorais disseram não poder ou não querer fornecer todos os dados.

Kobach, o secretário de Estado do Kansas, tem sido um defensor de alto escalão de medidas mais duras sobre imigração e identificação de eleitores. Seu gabinete não respondeu pedidos de comentários da Reuters.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos