Capitão turco diz que guarda costeira grega disparou contra cargueiro, segundo CNN turca

ANCARA/ATENAS (Reuters) - O capitão de um cargueiro da Turquia disse nesta segunda-feira que a guarda costeira da Grécia abriu fogo contra sua embarcação depois que ele rejeitou uma ordem de atracar em um porto do mar Egeu.

Sami Kalkavan, capitão do M/V ACT, disse à CNN Turquia que a guarda costeira grega ordenou que ele aportasse na ilha grega de Rodes para uma inspeção e que disparou por ele não ter obedecido, abrindo 16 buracos de bala no barco.     

"A guarda costeira pediu para o navio ser atracado no porto de Rodes imediatamente, e não aceitamos isso. Eles queriam verificar (o navio), e não aceitamos isso", disse.

"Eles disseram que iriam disparar se não parássemos, e fizeram o que disseram", afirmou Kalkavan, sem dizer por que não quis que sua embarcação fosse inspecionada. Segundo ele, não há risco de infiltração de água devido aos buracos de bala.

Atritos entre a Turquia e a Grécia não são incomuns, dadas as disputas territoriais e a revolta de Ancara com Atenas por esta não devolver soldados turcos que fugiram após um golpe de Estado fracassado em julho passado.

Os dois países quase entraram em guerra em 1996 por causa de ilhotas conhecidas como Imia em grego e Kardak em turco.

A guarda costeira grega disse ter disparado tiros de alerta e que tentava inspecionar a cargo do navio por ter recebido uma ligação anônima. A embarcação não cooperou e subsequentemente voltou a águas turcas, disse em seu comunicado.

A emissora NTV noticiou que dois navios da Guarda Costeira turca estavam no local e disse que o Ministério das Relações Exteriores turco informou estar em contato com as autoridades relevantes.

(Por Tuvan Gumrukcu em Ancara e Renee Maltezou, em Atenas)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos