EUA, Rússia e Jordânia fecham acordo de cessar-fogo no sudoeste da Síria

HAMBURGO (Reuters) - Estados Unidos, Rússia e Jordânia chegaram nesta sexta-feira a um acordo de cessar-fogo no sudoeste da Síria, uma das zonas de combate da guerra civil de seis anos no país.

O cessar-fogo entrará em vigor no domingo, disse o ministro russo da Relações Exteriores, Sergei Lavrov, e a agência de notícias jordaniana Petra.

O acordo foi anunciado depois de uma reunião entre os presidentes dos EUA, Donald Trump, e da Rússia, Vladimir Putin, durante a cúpula do G20, em Hamburgo, na Alemanha.

O secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, disse que a área abrangida pelo cessar-fogo afeta a segurança da Jordânia e é uma "parte muito complicada do campo de batalha sírio".

A Rússia e o Irã são os principais patrocinadores internacionais do presidente sírio, Bashar al-Assad, enquanto Washington apoia alguns dos grupos rebeldes que lutam para derrubá-lo.

"Acho que esta é a nossa primeira indicação de que os EUA e a Rússia podem trabalhar juntos na Síria e, como resultado, tivemos uma discussão muito longa sobre outras áreas na Síria", disse Tillerson.

O conflito sírio matou quase meio milhão de pessoas, de acordo com o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, com sede no Reino Unido, destruiu cidades e forçou milhões de pessoas a deixarem o país.

Com o apoio do poder aéreo russo, Assad recuperou terreno nos últimos meses que havia perdido para os rebeldes muçulmanos principalmente sunitas anteriormente na guerra.

O acordo da Síria parece ser o principal ponto de concordância no primeiro encontro entre Trump e Putin, que também discutiu a alegada interferência de Moscou nas eleições presidenciais dos EUA em 2016 e as ambições nucleares da Coreia do Norte.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos