Senadores republicanos marcam votação para revogar Obamacare, quando revisão fracassa

Susan Cornwell

Em Washington

  • Chip Somodevilla/Getty Images/AFP

    Senador americano Mitch McConnell convoca votação para derrubar Obamacare

    Senador americano Mitch McConnell convoca votação para derrubar Obamacare

O líder republicano no Senado norte-americano, Mitch McConnell, convocou uma votação pela revogação direta do Obamacare, depois que esforços para reformular a lei fracassaram, mas a nova abordagem começou a se desfazer em uma questão de horas nesta terça-feira, na medida que dois republicanos anunciaram sua oposição e outros expressaram dúvidas.

A confusão no Senado incomodou o mercado financeiro e lançou dúvidas sobre as chances de aprovar outras políticas internas prioritárias para o presidente Donald Trump, como a reforma tributária, em um Congresso dividido.

McConnell desistiu dos esforços para reformular lei de saúde de 2010 na segunda-feira, depois que ficou claro que ele não tinha os votos necessários. Em vez disso, ele anunciou planos para votar nos próximos dias uma transição de dois anos para simplesmente revogar a lei do sistema de saúde sem nenhum substituto.

"Nós vamos agora tentar uma maneira diferente de trazer ao povo norte-americano alívio do Obamacare", disse McConnell nesta terça-feira, enquanto abria os trabalhos no Senado, onde os republicanos têm uma pequena maioria parlamentar de 52 a 48. "Eu acho que nós devemos a eles pelo menos isso."

AP Photo/Pablo Martinez Monsivais
Derrubar o Obamacare é uma das principais propostas de campanha de Trump

Entretanto, as senadoras republicanas Shelley Moore Capito e Susan Collins rapidamente anunciaram que não irão apoiar a revogação, e Rob Portman disse a repórteres que tem dúvidas sobre a abordagem.

Com os democratas unidos na oposição, os republicanos só podem arcar com a perda de dois votos para aprovar a medida no Senado.

"Eu não acho que será construtivo revogar uma lei que, nesse momento, está tão entrelaçada em nosso sistema de saúde e, então, esperar que nos próximos dois anos nós encontremos algum tipo de substituição", disse Collins a repórteres.

Revogar e substituir o Obamacare tem sido um importante objetivo dos republicanos por 7 anos, e Trump fez da promessa o centro de sua campanha pela Casa Branca.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos