Bombeiros retiram moradores de cidade da Califórnia perto de Yosemite

Por Al Golub

MARIPOSA, Califórnia (Reuters) - Os dois mil moradores de uma pequena cidade da Califórnia no sopé do parque nacional de Yosemite foram obrigados a abandonar suas casas na terça-feira, enquanto os bombeiros lutam contra um incêndio fora de controle que já destruiu oito estruturas.

Os moradores da pequena Mariposa, nas montanhas de Sierra Nevada a sudoeste de Yosemite, na Califórnia central, foram orientados a deixar a região depois que as chamas do incêndio chamado Detwiler subiram pela estrada em direção à comunidade, ameaçando 1.500 construções.

"O incêndio continuou a crescer durante a noite devido ao amplo combustível e ao terreno íngreme", disse o Departamento Florestal e Proteção contra Incêndios da Califórnia (Cal Fire) em seu site de rastreamento. "Hoje, os bombeiros esperam condições meteorológicas desfavoráveis ​​e agressivo alastramento do incêndio".

Uma fotografia publicada em mídias sociais mostrou ruas vazias do centro da cidade com um brilho laranja e rosa do incêndio no horizonte. A energia elétrica do centro da cidade de Mariposa foi cortada, de acordo com a emissora Fox.

Os bombeiros também disseram que os fios de serviço público que fornecem energia ao parque nacional também estavam no caminho das chamas.

O incêndio Detwiler, que irrompeu na tarde de domingo e desde então consumiu 25 mil hectares de terras florestais, estava apenas cerca de cinco por cento contido a partir de terça à tarde, de acordo com os bombeiros, e representava uma ameaça para várias outras pequenas comunidades ao redor das montanhas.

O incêndio forçou a retirada de cerca de 5.000 habitantes da área, informou o Grupo de Gerenciamento de Incidentes Interagências da Califórnia no Twitter.

O governador Jerry Brown declarou estado de emergência para o município de Mariposa na terça-feira à medida que o fogo se aproximava. O decreto libera recursos para a área.

O Detwiler está entre mais de três dezenas de grandes incêndios florestais e fora de controle em todo o oeste dos EUA, e as condições de vento forte e tempo seco levaram as autoridades a emitir ordens de retirada e avisos de bandeira vermelha na Califórnia, Oregon e Nevada.

As chamas consumiram mais do que o dobro de terras na Califórnia até o momento em 2017 em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com os bombeiros. 

(Reportagem adicional de Brendan O'Brien, em Milwaukee, e Dan Whitcomb, em Los Angeles)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos