"Queremos nosso dinheiro de volta", diz ministro da Economia francês ao Reino Unido

PARIS (Reuters) - O ministro da Economia da França, Bruno Le Maire, disse nesta quarta-feira que o Reino Unido deve pagar o que deve à União Europeia e que isto é um pré-requisito não negociável para conversas do Brexit.

“Vou dizer o que Margaret Thatcher costumava dizer: Queremos nosso dinheiro de volta”, disse Le Maire, respondendo perguntas de parlamentares no comitê de questões econômicas do Parlamento francês.

“Podemos sempre debater a quantia, mas sobre o fato que o Reino Unido deve pagar o que deve ao orçamento da União Europeia, isto é um pré-requisito não negociável no começo das discussões (sobre o Brexit)”, afirmou.

A União Europeia quer que Londres aceite um projeto para cobrir sua quota nos comprometimentos de gastos da UE feitos enquanto o Reino Unido era membro, uma quantia que Le Maire disse poder ser de até 100 bilhões de euros.

“O pagamento do Reino Unido de seu restante... é um pré-requisito não negociável para qualquer discussão sobre o futuro de nossas relações”, acrescentou.

(Reportagem de Yann Le Guernigou)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos