Milhares dançam pelas ruas de Berlim em defesa dos direitos de gays e lésbicas

Por Michelle Martin

BERLIM (Reuters) - Milhares de pessoas dançavam neste sábado pelas ruas de Berlim, muitos carregando bandeiras de arco-íris, enquanto defendiam os direitos de gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros no desfile de Christopher Street Day.A música dos caminhões animava os participantes da parada, que usavam flores coloridas em volta do pescoço, tiaras brilhantes nos cabelos e figurinos diversos, incluindo vestidos de noiva e máscaras de Donald Trump.

O desfile anual ocorre semanas após o parlamento alemão ter aprovado a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo em uma votação histórica, colocando a Alemanha ao lado de outros países europeus como França, Grã-Bretanha e Espanha.

"O casamento gay é um passo na direção certa, mas ainda há muito a ser feito", disse Samuel Monars-Bellmont, um dos participantes da parada.

O desfile de Christopher Street Day celebra os tumultos em Nova York, em 1969, após a polícia ter invadido um bar gay - evento considerado como marco do movimento dos direitos de gays. A data vem sendo celebrada na Alemanha desde 1979.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos