Topo

Homem com serra elétrica ataca escritório de seguradora e fere 5 na Suíça; suspeito está foragido

24/07/2017 16h12

Por Arnd Wiegmann

SCHAFFHAUSEN, Alemanha (Reuters) - Um homem armado com uma serra elétrica que vivia praticamente isolado na floresta invadiu o escritório de uma seguradora em uma cidade suíça nesta segunda-feira, ferindo dois funcionários e outras três pessoas, antes de fugir do local, informou a polícia.

A polícia isolou a área central de Schaffhausen e deu início a uma caçada pelo suspeito, que foi identificado como Franz Wrousis, de 51 anos. Segundo a polícia, o ataque "não foi um ato de terrorismo", mas também não foi aleatório.

"Esse não é um ataque contra uma pessoa hipotética. É claramente contra pessoas da seguradora", disse o major da polícia Ravi Landolt em entrevista coletiva, acrescentando que o exato motivo do ataque ainda está sob investigação.

Autoridades suíças distribuíram fotos do suspeito, cujo procurador-chefe Peter Sticher descreveu como "agressivo e perigoso".

Moradores foram alertados a evitar contato com o homem, que já foi condenado duas vezes por crimes relacionados a porte de armas e que estaria morando na floresta desde que se mudou de uma casa no cantão suíço de Grisons, no leste do país.

Duas das vítimas ficaram feridas em estado grave, mas não corriam risco de morte.

A seguradora de saúde suíça CSS informou que dois funcionários ficaram feridos depois que o acusado invadiu seu escritório em uma rua comercial no centro de Schaffhausen, uma cidade medieval de 36.000 pessoas na fronteira norte da Suíça com a Alemanha.

A CSS não tinha qualquer informação até o momento sobre possível ligação do suspeito com a empresa, disse uma porta-voz da companhia, acrescentando não saber se as outras três pessoas feridas eram clientes ou transeuntes.

(Reportagem adicional de Brenna Hughes Neghaiwi, em Zurique)