Topo

Trump elogia negociações para acordo comercial com Reino Unido e diz que UE é "protecionista"

25/07/2017 11h43

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elogiou nesta terça-feira o trabalho em andamento para a assinatura de um acordo comercial entre EUA e Reino Unido após a separação britânica da União Europeia, e criticou duramente o relacionamento comercial do bloco europeu com seu país.

"Trabalhando em um grande acordo comercial com o Reino Unido. Pode ser muito grande e empolgante. A UE é muito protecionista com os EUA. Parem!", escreveu Trump no Twitter, sem dar maiores detalhes.

Não foi possível contactar representantes da Casa Branca e do Departamento de Comércio dos EUA para obter comentários.

No início deste mês, o presidente republicano garantiu uma ação rápida para um acordo comercial entre EUA e Reino Unido, ainda que algumas autoridades britânicas tenham expressado ceticismo.

Trump se reuniu com a primeira-ministra britânica, Theresa May, nos intervalos da cúpula do G20 em Hamburgo no começo deste mês, e descreveu o pacto comercial bilateral como "um acordo muito, muito grande, um acordo muito poderoso, ótimo para os dois países".

Desde sua decisão de se desfiliar da UE, o governo britânico vem exaltando sua capacidade de fechar acordos bilaterais com outros países. Mesmo assim, algumas autoridades e empresas britânicas continuam céticos de que um acordo comercial com os EUA possa compensar a saída da UE.

Trump não mencionou nesta terça-feira as ações específicas que deseja que o bloco suspenda, mas uma série de disputas comerciais a respeito do aço e de outros produtos elevou as tensões.

(Por Susan Heavey)