Topo

Taliban mata 26 soldados afegãos em meio a agravamento de combates

26/07/2017 11h51

KANDAHAR, Afeganistão (Reuters) - Combatentes do Taliban mataram 26 soldados afegãos e feriram 13 em um ataque a uma base do Exército em Kandahar, província do sul do país, informou o Ministério da Defesa nesta quarta-feira, num momento de combates intensos em todo o Afeganistão.

Sediq Esa, porta-voz do 205º Corpo do Exército de Kandahar, disse que o Taliban atacou um posto avançado do distrito de Khakriz, ao norte da cidade de Kandahar, da noite para o dia, tomando o posto e capturando armas e veículos.

O atentado ocorreu dias depois de combates acirrados em todo o país e reforça a deterioração crescente da segurança na maior parte do território, que também vem testemunhando ataques de grande repercussão em cidades como a capital Cabul.

Embora a luta tenha se agravado, os Estados Unidos, que devem enviar 4 mil tropas adicionais ao Afeganistão para reforçar sua missão de treinamento em atuação, ainda não anunciaram sua nova estratégia para a região.

O Taliban, que almeja restaurar seu governo islâmico no país 16 anos depois de ser expulso do poder por uma campanha liderada pelos EUA, controla ou reivindica ao menos 40 por cento do país, infligindo o que conselheiros norte-americanos descrevem como baixas insustentáveis de forças de segurança afegãs.

Só nos primeiros 10 meses do ano passado, cerca de 6.785 soldados e policiais foram mortos.

(Por Sayed Sarwar e Hamid Shalizi)