Topo

Animais resgatados de zoológico de Aleppo receberão cuidados na Turquia

27/07/2017 13h30

(Reuters) - Exames de sangue, de vista e de ultrassom aguardam nove animais, cinco grandes felinos entre eles, que foram levados de caminhão à Turquia depois de serem resgatados do zoológico de Aleppo, que sofreu danos devido à guerra da Síria.

Três leões, dois tigres, dois ursos e duas hienas sobreviveram a mais de seis anos de combates intensos no zoológico abandonado Aalim al-Sahar (Mundo Mágico) e chegaram a um centro de reabilitação em Bursa, província do oeste turco.

    O projeto foi um esforço conjunto do Ministério do Meio Ambiente da Turquia e da instituição de caridade internacional Four Paws.

    "Ir até a fronteira para ver como é difícil, fazer alguns exames, retirar uma jaula – é impossível", disse Amir Khalil, que liderou os esforços da instituição.

    "Por isso, trazer os animais selvagens foi um longo, longo caminho".

    Os esforços para encontrar novos lares para os animais terão início depois que eles finalizarem a reabilitação.

    "Examinaremos o sangue, faremos ultrassons e exames de vista e depois teremos uma ideia real de qual é a situação e o status", disse o veterinário de animais selvagens Frank Goeritz.

    "E depois podemos continuar nossa missão de levá-los a um destino final".

    Em um segundo estágio do resgate dois leões e dois cães serão encaminhados para a Turquia em breve, acrescentaram autoridades.

    Desde o início da guerra civil síria, em 2011, a Turquia já acolheu cerca de 3 milhões de imigrantes sírios, tornando-se o lar da maior população de refugiados do mundo.

    (Por Karishma Singh)