Topo

Confronto de muçulmanos com polícia em mesquita de Al-Aqsa deixa 113 feridos

27/07/2017 16h43

Por Luke Baker e Ali Sawafta

JERUSALÉM (Reuters) - Milhares de fiéis muçulmanos foram à mesquita de Al-Aqsa, em Jerusalém, nesta quinta-feira, e ao menos 113 ficaram feridos em confrontos com a polícia depois que Israel suspendeu medidas de segurança instaladas no local sagrado em reação a dias de protestos violentos.

Cenas caóticas foram vistas quando a polícia israelense usou granadas de atordoamento para tentar controlar a multidão que avançou quando o último portão que os muçulmanos usam para entrar em Al-Aqsa foi aberto, depois de um impasse de várias horas.

    "Iremos nos sacrificar por Al-Aqsa!", entoou a multidão do lado de fora do terceiro santuário mais sagrado do Islã. Vários jovens subiram no teto da mesquita para afixar bandeiras palestinas, que a polícia israelense logo confiscou.

    A retirada das medidas de segurança de Israel, inclusive de detectores de metal e câmeras de vigilância, sinalizou uma recuo significativo do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu. Se os palestinos comemoraram, seus opositores políticos o acusaram de fraqueza.

    A decisão de Netanyahu veio na esteira de dias de esforços diplomáticos da Organização das Nações Unidas (ONU), do envolvimento do enviado do presidente norte-americano, Donald Trump, para o Oriente Médio e da pressão de potências muçulmanas árabes da região.

    Uma delas, a Jordânia, continua furiosa com Netanyahu devido à morte a tiros de dois de seus cidadãos pelas mãos de um segurança da embaixada israelense em Amã no domingo. Israel repatriou o militar, que foi saudado como um herói, dizendo que ele disparou em legítima defesa contra um ataque que pode ter sido atiçado por sentimentos pró-palestinos.

    A disputa em Al-Aqsa eclodiu depois que Israel instalou detectores de metal em entradas para muçulmanos no complexo, conhecido por estes como Santuário Nobre e pelos judeus como Monte do Templo, em reação ao assassinato de dois policiais israelenses mortos por atiradores que haviam escondido armas na praça murada no dia 14 de julho.

    A medida, que não foi anunciada, provocou dias de tumultos, e confrontos violentos ocorreram nas ruas de Jerusalém Oriental. As forças israelenses mataram quatro palestinos a tiros, e um palestino matou três israelenses a facadas em uma casa de um assentamento na Cisjordânia ocupada por Israel.