Atriz francesa Jeanne Moreau morre aos 89 anos

PARIS (Reuters) - A quinta-essencial atriz francesa Jeanne Moreau, cuja mãe era uma dançarina inglesa de clubes de cabaré, morreu aos 89 anos.

Moreau trabalhou com a maioria dos principais diretores das primeiras décadas após a Segunda Guerra Mundial, como Orson Welles, Jean-Luc Godard e Wim Wenders.

Em uma reportagem, o jornal britânico The Guardian capturou uma faceta de Moreau que a diferenciou de outras estrelas da década de 1960, como a sensual Brigitte Bardot.

"Enquanto Bardot fazia a coisa boba da bomba sexual loira, Moreau era tão afiada como o ar frio e impiedosamente inteligente", disse o jornal sobre a atriz em 2001.

Um dos destaques de uma carreira que floresceu com a Nova Onda do cinema dos anos 60 foi "Jules e Jim - Uma Mulher para Dois" de François Truffaut, no qual Moreau estrela como a amante de dois homens que lutam em lados opostos da Segunda Guerra Mundial.

Outro sucesso entre dezenas foi "Ascensor para o Cadafalso", dirigido por Louis Malle, com uma trilha sonora de mesmo nome do artista de jazz Miles Davis.ta

No Brasil, Jeanne Moreau atuou no filme Joanna Francesa, escrito e dirigido por Cacá Diegues, de 1973.

Moreau nasceu no dia 23 de janeiro de 1928, com um pai dono de um café em Paris e uma mãe inglesa que dançava no clube Folies Bergère da cidade.

A notícia de sua morte desencadeou uma chuva de tributos, incluindo uma do presidente francês, Emmanuel Macron, que prestou homenagem a uma "verdadeira mulher de esquerda", acrescentando sobre sua contribuição para o cinema:

"O que a diferenciava era que ela ignorava o que era esperado dela --nunca se deixando ser taxada como uma sedutora insensata ou uma femme fatale-- para abraçar novos estilos e formas".

(Por Brian Love)

((Tradução Redação Rio de Janeiro; 55 21 22237141)) REUTERS MCP

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos