Blackstone entra em negociações exclusivas com Banco Popular sobre portfólio imobiliário

MADRI (Reuters) - A gestora de ativos norte-americana Blackstone entrou em negociações exclusivas com o Banco Popular sobre a venda de uma fatia majoritária do portfólio imobiliário da instituição espanhola, informou o Popular em comunicado nesta segunda-feira.

O jornal online Vozpopuli foi o primeiro a reportar nesta segunda-feira as conversas exclusivas entre o Popular e o Blackstone, citando fontes não identificadas, acrescentando que as ofertas concorrentes dos fundos Lone Star e Apollo fracassaram.

O Banco Popular foi comprado pelo Banco Santander, maior banco da zona do euro em capitalização de mercado, em 7 de junho pelo valor simbólico de 1 euro, depois da intervenção de autoridades europeias para impedir seu colapso.

Separadamente, o jornal espanhol El Confidencial informou nesta segunda-feira, sem citar fontes, que a Blackstone concordou em adquirir 51 por cento do portfólio do Popular, avaliado em cerca de 30 bilhões de euros.

O portfólio inclui ativos recuperados avaliados em cerca de 18 bilhões de euros e 12 bilhões de euros em empréstimos não performados.

Na sexta-feira, o presidente-executivo do Santander, José Antonio Alvarez, disse que o banco avaliava propostas, mas não poderia tomar uma decisão sobre a venda dos ativos antes de uma aprovação final da compra do Popular por autoridades antitruste da Europa.

O Blackstone se recusou a comentar sobre a notícia do El Confidencial.

(1 dólar = 0,8527 euro)

(Por Paul Day)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos