Topo

Bovespa sobe com destaque para ganhos da Vale e siderúrgicas

31/07/2017 11h30

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice da bolsa paulista operava em alta no início dos negócios desta segunda-feira, amparado principalmente nos ganhos da Vale e de siderúrgicas, após fortes ganhos dos contratos futuros do minério de ferro e do aço na China.

Às 11:27, o Ibovespa subia 0,31 por cento, a 65.700 pontos. O giro financeiro era de 1,4 bilhão de reais.

No melhor momento do dia até o momento, o índice subiu 0,84 por cento, atingindo o patamar dos 66 mil pontos que não era visto desde o episódio da divulgação de gravação de conversa entre um dos sócios da JBS e o presidente Michel Temer, em meados de maio, que desencadeou uma forte crise política e afetou os mercados, tirando o Ibovespa do patamar que vinha rondando, entre os 67 mil e 68 mil pontos.

A semana é marcada por expectativa pela votação no plenário da Câmara dos Deputados da admissibilidade da denúncia contra Temer, prevista para quarta-feira, enquanto investidores monitoram a articulação do governo para garantir a votação favorável ao presidente.

"Temos articulação do Planalto para votação ainda esta semana para acabar com indefinição e tentar resgatar agenda positiva para recuperação da economia", escreveram analistas da corretora Lerosa Investimentos, em nota a clientes.

DESTAQUES

- VALE PNA avançava 2,89 por cento e VALE ON tinha alta de 2,93 por cento, após os contratos futuros do minério de ferro na China dispararem quase 8 por cento nesta sessão.

- CSN ON subia 2,81 por cento, USIMINAS PNA ganhava 1,75 por cento e GERDAU PN tinha valorização de 1,23 por cento. Os papéis das siderúrgicas também refletiam os ganhos dos contratos futuros do minério de ferro e do aço na China.

- HYPERMARCAS ON avançava 1,43 por cento. No radar estava o resultado referente ao segundo trimestre da empresa, que mostrou crescimento de 35,5 por cento no lucro líquido das operações continuadas ante igual período do ano passado, para 238,6 milhões de reais.

- PETROBRAS PN subia 0,23 por cento e PETROBRAS ON variava 0,07 por cento, apesar do movimento de queda para os preços do petróleo no mercado internacional. No radar estava o início de divulgação de oportunidades de desinvestimento em 30 concessões da petroleira.

- MULTIPLAN ON caía 1,47 por cento, entre os destaques negativos do Ibovespa, após subir nos dois pregões anteriores, sendo que apenas na sexta-feira as ações avançaram mais de 4 por cento, na esteira da divulgação do resultado trimestral.

- IRB BRASIL ON, que estreia nesta sessão na bolsa paulista e não faz parte do Ibovespa, tinha ações negociadas a 28,35 reais, alta de 4 por cento ante a precificação da oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês), de 27,24 reais.

- OMEGA GERAÇÃO ON, que também estreia na bolsa nesta segunda-feira e não figura no Ibovespa, era negociada a 16,38 reais, 5 por cento acima da precificação do IPO, de 15,60 reais.

(Por Flavia Bohone)