Topo

Los Angeles vai realizar Olimpíada de 2028

31/07/2017 19h49

Por Rory Carroll

LOS ANGELES (Reuters) - Los Angeles concordou em sediar a Olimpíada de 2028, confirmaram a cidade e o Comitê Olímpico Internacional (COI) nesta segunda-feira, em um acordo que abre caminho para que Paris receba os Jogos Olímpicos de 2024.

"O COI recebe com satisfação esta decisão do Comitê de Candidatura Olímpica e Paralímpica de Los Angeles, e estamos satisfeitos em divulgar o contrato com a cidade anfitriã de 2028 de forma transparente e oportuna", disse o presidente do COI, Thomas Bach, em um comunicado.

O COI afirmou que contribuirá com o comitê organizador no valor de 1,8 bilhão de dólares.

Em um movimento sem precedentes de conceder o direito a duas sedes ao mesmo tempo, depois que várias outras cidades se retiraram da disputa, a decisão do COI voltou a atenção para os desafios de segurança de Paris, enquanto dá a Los Angeles tempo suficiente para atualizar seu sistema de transporte público.

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, aprovou a decisão de conceder a Olimpíada de 2028, mas se recusou a colocar a de 2024 como favas contadas para Paris, dizendo que as negociações continuarão em agosto.

Uma autoridade, falando sob anonimato em nome do gabinete da prefeitura, disse que a cautela de Hidalgo visa mostrar respeito pelo procedimento oficial, com mais alguns passos a seguir antes de qualquer acordo ser aprovado no encontro decisivo do Comitê Olímpico Internacional em Lima.

Um anúncio formal sobre qual cidade receberá os Jogos e quando não era esperado até setembro, quando o COI vai se reunir na capital do Peru.

O primeiro relato do acerto foi divulgado pelo Los Angeles Times, citando uma fonte não identificada.

A próxima edição dos Jogos Olímpicos, em 2020, será em Tóquio.

Los Angeles --sede dos Jogos Olímpicos em 1932 e 1984-- tinha argumentado que poderia receber uma Olimpíada de baixo custo, uma vez que já possui toda a infraestrutura necessária, enquanto Paris precisaria construir várias estruturas caras.

Mas propostas recentes de Paris foram aprovadas, e muitos sentiram que a capital francesa deveria receber sinal verde para os Jogos de 2024, que marcará 100 anos desde a última vez que a cidade sediou a competição.

(Reportagem adicional de Joseph Ax)